Você tem um plano de carreira?


O Planejamento de Carreira consiste na elaboração de um processo completo de identificação, avaliação e implementação de seus objetivos profissionais e pessoais alinhados com as necessidades do mercado de trabalho ao qual você pertence ou deseja pertencer.


A Carreira pode, e deve, ser tratada como um negócio. Com metas, objetivos, análises de viabilidade, indicadores e ajustes de rotas...


Objetivos muito amplos ou difíceis de serem mensurados tornam a vida profissional uma caminhada na névoa. Não se consegue ver com precisão para onde se está indo nem avaliar o caminho percorrido. Não se consegue enxergar atalhos ou perigos.


Vira tudo uma questão de sorte. Ter sorte é ótimo e precisamos contar com ela sempre, mas há momentos em que a decisão está em nossas mãos e não podemos transferir essa responsabilidade para o astral... ;-)


Quero ser promovido! Quero mudar de carreira! Quero trabalhar no exterior! Esses objetivos são pontos de partida, não podemos tratá-los como metas profissionais. Eles precisam ser avaliados e planejados.


Não basta querermos! Temos que saber se poderemos...